domingo, 12 de fevereiro de 2012

ENTENDENDO SEU FILTRO SOLAR!!

1. O FPS
O FPS, é simplesmente o fator de proteção solar que é agregado à determinado protetor, naturalmente a pele demora um certo tempo até ficar vermelha quando exposta ao sol, o FPS serve justamente para prolongar esse tempo, por ex: um FPS 30 vai permitir que a pele demore 30 vezes mais à ficar sensibilizada do que se não estivesse usando nada.

2. Escolhendo o FPS
Se você já faz uso de protetor, e percebe que a sua pele fica vermelha com a exposição ao sol, esse é um sinal que a proteção não está sendo eficaz, nesse caso deve ser aumentado o FPS, ou você deve reaplicá-lo em intervalos menores (geralmente recomenda-se à cada 2 horas de exposição). É importante lembrar que você deve sempre conversar com o seu dermatologista, só ele vai saber dizer qual a necessidade real da sua pele.

3. UVA e UVB, o que é isso ?
Basicamente os raivos UVA são responsáveis pelo fotoenvelhecimento da pele, e os raios UVB são responsáveis pelas queimaduras solares, que podem ocasionar manchas (os conhecidos melasmas) e em casos mais graves o câncer de pele.
 

4. O veículo do protetor solar
Hoje em dia existe uma grande variedade de protetores, e para todos os tipos de pele, aquele mito de que não querer usar protetor porque vai te deixar melecado, é totalmente ultrapassado, isso porque existem vários veículos que levam a proteção solar a sua pele, vejamos: 
- Creme: Esse é mais indicado para as pessoas com pele seca, pois geralmente possui óleos em sua formulação. 
- Gel/Creme: Mais indicado para peles mistas, em alguns casos também para oleosas, é mais fluído que o creme e menos fluído que o gel. 
- Gel: Geralmente indicado para as peles mais oleosas, podem ser a base de água ou álcool. 

5. Preste atenção nos termos: 
Os termos usados nas embalagens dos protetores, podem muitas vezes confundir o consumidor, esses são os principais termos usados: 
- Hipoalergênico: Foi produzido de forma à reduzir o surgimento de alergias 
- Anti UVA e UVB: Possui proteção contra os dois tipos de raios solares (nem todos os protetores possuem esse tipo de proteção) 
- Oil free, ou livre de óleo: Aqui o veículo do protetor não possui óleo em sua formulação, é geralmente recomendado pra pessoas com pele oleosa e acnéica 
- Não comendogênico: Não obstrui os poros, ou seja não provoca cravos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário