quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quente ou Frio? Descubra seu tom de pele!

O post de hoje é sobre os sub-tons de pele.
Li esse post no blog like a lady e achei super interessante e trouxe pra dividir com vocês, pois também é uma dúvida que eu tenho.
 Bora lá então!!!

Você sabia que além da cor normal da sua pele, ela ainda possui um subtom? Este subtom independe totalmente da raça ou do tom da pele, mas com certeza influi na cor final que nossos olhinhos enxergam a cútis. Complicado né?
Vou tentar me explicar melhor.


Quente ou Frio?

Saber o subtom da sua pele é importante na hora de escolher cosméticos, cor do cabelo e até das roupas. Escolhendo maquiagens e roupas nos tons que complementam a sua pele você vai parecer mais jovem, saudável e bonita. Ao passo que as cores erradas para o seu tom de pele podem dar uma aparência “acizentada” e doente. Os subtons de pele se enquadram em 3 categorias: Quentes, Frios e Neutros, e eu repito, eles não estão condicionados ao tom da pele: pessoas negras, brancas, asiáticas podem ter o subtom tanto quente, quanto frio ou ainda neutro, embora a incidência de um subtom ou outro seja mais frequente em determinada raça ou etnia.

O que importa é que depois de descobrir o sub-tom da sua pele, você terá mais chances de acertar nas cores e melhorar ainda mais a sua imagem.

Como eu descubro então?

Parece complicado à primeira vista, mas uma vez que você entender a teoria, logo será fácil determinar não só o seu sub-tom de pele, mas das suas amigas e parentes também (de qualquer pessoa na verdade ahaha).

Algumas pessoas tendem a classificar o sub-tons de acordo com a raça e etnia. Mais uma vez eu digo: isto está errado! Acontece muito em lojas e quiosques de produtos de maquiagem, onde as funcionárias mal treinadas ou mesmo com má vontade, não perdem nem 3 minutos para analisar e já empurram o produto de acordo com as características genéricas: negras, asiáticas, latinas tem subtom QUENTE, asbrancas loiras de olhos azuis tem subtom FRIO, e o neutro elas desconsideram né, porque na verdade nem olharam direito.

A verdade é que isso funciona para a maioria. Nem tão maioria assim, eu diria uns 60%. É uma margem de erro muito grande para jogar todo mundo na regra geral! É por isso que na maioria das vezes você acaba gastando seu rico dinheirinho numa base que te deixa laranja. Triste.Quer um exemplo concreto? Angelina Jolie, branquíssima, de olhos verdes tem sub-tom de pele QUENTE.

E agora, como você vai saber então se seu sub-tom de pele é frio ou quente, ou ainda neutro?




Algumas Técnicas

Existem alguns truques para determinar seu sub-tom de pele. Eu vou descreve-los aqui, mas já adianto que a maneira mais fácil é observar mesmo.

Cor das veias (vasos sanguíneos)

Olhe na parte de dentro do seu braço, perto do punho. As veias nessas região são visíveis na maioria das pessoas. Se suas veias forem azuladas, seu subtom de pele provavelmente é frio. Se forem esverdeadas, ele será quente. Se você ficar muito em dúvida e não conseguir distinguir se suas veias são verdes ou azuis, provavelmente seu subtom é NEUTRO. Um detalhe importante e que garante veracidade aos resultados deste teste é que ele deverá ser realizado na LUZ NATURAL. Na parte da manhã é ainda melhor, quando a luz do sol ainda está amena e bastante clara. As luzes artificiais podem alterar a coloração da sua pele e afetar o resultado do teste.

Branco Puro ou Marfim

Lave bem a face e retire qualquer traço de maquiagem. Espere uns 10 minutos a pele descansar e sair qualquer vermelhidão causada pelo sabonete ou toalha desaparecerem. Prenda bem o cabelo para trás e deixe a facelivre. Pegue um tecido bem branco e coloque perto do seu rosto. Peça ajuda à um parente ou amiga para tirar uma foto ou segurar um espelho para você (ou até mesmo dar uma segunda opinião). Analise bem o efeito do branco puro na sua pele. Se você ficar com uma aparência amarelada e pouco saudável, provavelmente seu tom de pele é QUENTE.Se sua pele parecer mais azul ou rosa, seu sub-tom é FRIO. Pegue agora um tecido branco marfim (branco mais amarelado) e faça o mesmo teste, preste bem atenção em como a cor influi no seu tom de pele. Se o marfim lhe favoreceu mais, seu sub-tom é QUENTE.
Uma das duas cores com certeza vai lhe favorecer bem mais, dando aquela aparência saudável e radiante. Por isso eu acho interessante as fotos, colocando uma do lado da outra você terá mais chances de perceber as diferenças. Este teste também deverá ser realizado na luz natural, isto é muito importante!

Roupas Coloridas

Experimente diversas cores de roupas, chame sua irmã ou amiga para dar palpites aqui também. As pessoas de subtom quente vão parecer mais saudáveis e brilhantes em roupas vermelhas, amarelas e pêssegos. A pessoas de subtom frio ficarão melhor em roupas azuis, rosas e roxas. As que tem subtom neutro ficarão bem em qualquer cor, sortudas!

Dourado ou Prateado

Coloque dois itens de bijuteria (ou jóias se você for ryca) perto da sua face: umadourada e uma prateada. Analise bem qual lhe cai melhor: subtons frios ficam melhor em prateado, subtons quentes em dourado e os neutros vocês já sabem: se deram bem e ficam lindas com qualquer coisa.

Olhe atrás da sua orelha

Dobre bem a orelha para frente até aparecer a sobrinha de trás. Você vai precisar de um espelho e muita coordenação para observar, ou da ajuda de alguém. Se a dobra for rosa, seu subtom de pele é frio, se for amarelada, é quente.


Eu recomendo você fazer TODOS os testes acima, assim não vai restar nenhuma dúvida. Um com certeza vai confirmar o resultado do outro e logo você vai saber seu sub-tom de pele.

Um jeito muito legal também é analisar suas fotografias. Principalmente aquelas que você está junto com outras pessoas e foram tiradas na luz natural. Repare bem que algumas pessoas são mais amareladas, outras são mais rosadas e compare seu tom de pele com o delas. Logo você vai ser capaz de dizer se você se enquadra no subtom frio ou quente, por comparação mesmo.

E isto tudo vai me ajudar como?




  • Escolher as cores certas vai ajudar você a parecer mais jovem, saudável e radiante;
  • Você vai acertar seu tom de base com mais facilidade, pois a maioria das marcas tem produtos diferenciados para os sub-tons de pele;
  • Escoher o tom do batom vermelho perfeito vai ficar muito mais fácil;
  • E mais um monte de vantagens :D



BOM MENINAS....É ISSO!!!
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E QUE AJUDE NA PRÓXIMA VEZ QUE FOREM COMPRAR A MAQUIAGEM DE VOCÊS.

BJSS


Nenhum comentário:

Postar um comentário